Pra quê ler a Bíblia? O Espírito dará?!

biblia_sagradaO meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento…” Oséias 4.6
Muitos dizem que não é necessário ler a Bíblia que no momento certo o Espírito Santo dará o que falar, isso não é bem assim, vamos ao que a Bíblia diz:
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus? Marcos 12.24

Jesus neste versículo convidou a todos conhecer as escrituras, ao perguntar aos Saduceus: “Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?”
Se os Saduceus erravam por não conhecerem as escrituras, isso vale então para todos nós, se não o conhecemos vamos errar.

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. João 14.26

1 – A Bíblia diz que ele vós ensinará, quem quer aprender o que faz? Estuda. Se não estuda é porque não quer aprender, então por que um professor ensinaria a uma pessoa que não quer aprender?

2 – A Bíblia diz: “e vos fará lembrar”, como eu posso lembrar de uma coisa que nunca aprendi? Que nunca vi? Que não sei que está escrito? Que não sei que existe? Tudo que lembramos é porque aprendemos um dia ou conhecemos.

“E lembraram-se das suas palavras. Lucas 24.8” Os discípulos lembraram-se das palavras de Jesus, só lembraram porque já sabiam.

Veja bem o que Jesus disse:

Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amara, e viremos para ele, e faremos nele morada. João 14.23
Como? Guarda as palavras que não sei quais sãos? “Se alguém me ama, guardará a minha palavra”, logo: vamos estudar a Bíblia para poder guardar a palavra de Deus, e se realmente o amamos vamos estudar.

Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3
Bem-aventurado quer dizer: feliz. Qual o oposto de feliz? não seria infeliz? Então concluímos que: aquele que não lê, e os que não ouvem são infeliz.
Jesus é maravilhoso, pois foi Ele quem disse estas palavras e o que Ele disse nada mais foi que: se você não pôde ler, você será feliz se ouvir, se você não tem condições de ouvir, você será feliz se ler. Agora se você tem condições de ler e ouvir, leia e ouça. Quando eu digo: condições de ler, eu estou dizendo: Se você sabe ler, quando eu digo condições de ouvir, estou dizendo: Se você pôde ouvir.

Mas para conseguir estes dons, vocês precisam mais do que a fé; vocês devem também trabalhar arduamente para ser bons e nem mesmo isso é suficiente. Porque depois vocês devem aprender a conhecer melhor a Deus e descobrir o que Ele quer que vocês façam. II Pedro 1.5, vejam bem: “vocês devem aprender a conhecer melhor a Deus e descobrir o que Ele quer que vocês façam” e como aprender mais sobre o Senhor? A Bíblia é a palavra de Deus, ela deva ser o manual de todo o Cristão.
“Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor… Oséias 6.3“, devemos não somente conhecer, mais prosseguir em conhecer, e como prosseguir? Buscando mais sobre o Senhor na palavra dele, a Bíblia Sagrada.

“Meu plano é continuar a relembrar-lhes estas coisas, embora vocês já as saibam e estejam realmente andando muito bem! … Enquanto ainda estiver aqui na terra pretendo continuar mandando-lhes estes lembretes II Pedro 1.12,13” o que podemos aprender aqui? Devemos ler e reler sobre Jesus, Pedro, estava relembrando e não ensinando, as pessoas já sabiam, então ele estava relembrando, conclusão é que devemos ler e reler a Bíblia.

Mas cresçam em força espiritual e conheçam melhor ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja toda glória e honra sublime, tanto agora como eternamente. Adeus. Pedro II Pedro 3.18

Alguns até lê a Bíblia, mas diz que é desnecessário ler o Velho Testamente, pois bem, veja o que Pedro falou:

Portanto, nós vimos e tivemos a prova de que tudo quanto os profetas disseram, cumpriu-se. Vocês farão bem em prestar toda a atenção a tudo o que eles escreveram, pois como luzes brilhando nos cantos escuros, suas palavras nos ajudam compreender muitas coisas que, de outro modo, seriam obscuras e difíceis. Mas quando vocês refletirem na verdade maravilhosa das palavras dos profetas, então a luz raiará em suas almas e Cristo, a Estrela da manhã, brilhará em seus corações. II Pedro 1.19.

ESTA É MINHA segunda carta a vocês, queridos irmãos, e em ambas eu tenho procurado relembrar-lhes – se assim me deixarem – fatos que vocês já conhecem: fatos que aprenderam dos santos profetas e de nós, os apóstolos, que lhes trouxemos as palavras do nosso Senhor e Salvador. II Pedro 3.1

João o discípulo que deitava no peito do Senhor Jesus disse:

“Estou dizendo estas coisas a vocês, homens mais velhos, porque vocês conhecem realmente a Cristo, Aquele que está vivo desde o princípio. E estou falando a vocês, rapazes, porque vocês venceram a batalha contra Satanás. E estou escrevendo a vocês, mocinhos e mocinhas, porque vocês também aprenderam a conhecer a Deus nosso Pai. portanto eu digo a vocês, pais que conhecem o Deus eterno, e a vocês, rapazes que são fortes, e têm a palavra de Deus em seus corações, e triunfaram na sua luta contra Satanás:” I João 2.13,14

E o que o Senhor Jesus diz após sua ressurreição:

“E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dEle se achava em todas as Escrituras. Lucas 24.27” O Senhor Jesus ensinou, usando o velho testamento, “começando por Moisés”, Moisés quem escreveu o livro de Gênesis, “e por todos os profetas”, Malaquias é o último livro do velho testamento, e Malaquias foi um profeta.

Bom, os profetas estão no velho testamento, então logo devemos ler o velho testamento para aprender o que eles ensinam sobre o Senhor Jesus, sim porque eles já profetizavam sobre Jesus muito antes, desde Gênesis, existe profecia sobre o Senhor Jesus.

E para aqueles que dizem: Eu aprendo na igreja.
Você deve não somente aprender na igreja ou com quem ti ensina, mas deva examinar nas escrituras e ver se o que estão ensinando está correto.

QUERIDOS AMIGOS, não creiam sempre em tudo o que vocês ouvem, só porque alguém diz que é uma mensagem de Deus: examinem primeiro, para ver se realmente é. Porque há muitos falsos mestres por aí. I João 4.1, se você não ler como vai saber se quem está ensinando é falso ou verdadeiro? como vai saber se é de Deus ou não? É preciso examinar.

Que o Senhor continue abençoando sua vida, e continue estudando mais sobre a palavra do Senhor!

If you enjoyed this post, make sure you subscribe to my RSS feed!