Louvor e adoração é a mesma coisa?

É comum ouvirmos vamos “louvar ao Senhor com um hino de adoração…” isso nos faz pensar que louvor e adoração é a mesma coisa e que louvor é o mesmo de adoração.

Louvor é reconhecer os méritos de alguém, nem todo louvor é um ato religioso, o apóstolo Paulo nos dá um exemplo falando em 1 co 11.17 “Nisto, porém, que vou dizer-vos, não vos louvo, porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior”. Ora se Paulo fala que nisso não os louvava, significa que em outros momentos Paulo os louvava no sentindo de elogiá-los. Louva-se alguém por algo que ele fez, faz ou fará.

Louvor não é uma música? Claramente não, Louvor é uma atitude de reconhecer os atos de Deus em nosso favor, Louvamos a Deus por beniginidade, por sua provisão, por seu amor. Podemos louvar orando, recitando, e, é claro, cantando. Cantar é uma das formas mais populares de louvar a Deus.

Adoração é expressarmos a nossa veneração a Deus por ser ele quem é: Um Deus de amor, de misericórdia, de justiça, benigno, longânimo, Santo etc.

Nós cristãos evangélicos adoramos unicamente a Deus nas pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo, mas não seja chato quando alguém dizer: “adoro lasanha”, não precisa dizer: “Eu adoro apenas a Deus”. Pois esta pessoa quer dizer apenas “gosto muito, mas muito de lasanha”.  Adoramos apenas a Deus, mas precisamos também entender que uma palavra pode significar muitas coisas.

O que é mais importante? O louvor ou a adoração?

É muito importante louvar a Deus, Sl 150.6 diz “Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor, Louvai ao Senhor”, é um dever nosso louvar ao Senhor. Louvar a Deus pelo que ele fez, faz e fará a nosso favor é fácil, mas Deus procura que nos adoramos ele em espírito e em verdade. João 4.23 “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” Deus quer um relacionamento conosco de forma que o adoramos pelo que ele é, Deus quer relacionar conosco pelo que ele é. É muito bom quando temos amigos que estão conosco nos momentos de alegria, por algo que fizemos, ou faremos, mas é triste que estes mesmos amigos afastam de nós quando não estamos nestes momentos, quando estamos triste, angustiados. Da mesma forma imagina seu relacionamento com Deus somente quando ele fizer algo de bom para você. Triste não? Louvor é tão importante quanto a adoração.

E para finalizarmos “E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.” Apocalipse 4.8.

Vamos louvar adorar a Deus com consciência clara.

Compilado da revista Juvenis 5 Louvor e Adoração (Lição Louvor e Adoração – é a mesma coisa?) Editora CPAD.

If you enjoyed this post, make sure you subscribe to my RSS feed!